Análise da Audiência 5×03: A semana pós-World Series

32
9415

Com o World Series há duas semanas e o Halloween na segunda, os números das séries foram influenciados e para não cometer nenhuma injustiça na hora da análise, desconsiderei aquela semana e por esse fator a coluna entrou em hiato.

Mas já estamos de volta com números que, agora sim, podemos liberar aquele lado vidente e tentar prever o futuro das nossas séries favoritas. Vamos lá?

Crazy Ex-Girlfriend

Muitos não entenderam o motivo da série estar tão cedo como “Provável Renovação”, mas irei explicar o que me levou a deixar a série nessa categoria. Além de ser a mais aclamada pela crítica especializada da história da CW e ter uma audiência estável nas noites de sexta-feira, a série pertence ao lado CBS, que é das donas da CW e possui seu próprio estúdio, além de ser mais tolerante com audiências baixas para manter a política da boa vizinhança, já que as séries pertencentes a esse lado sempre tiveram audiências inferiores em comparação ao lado da Warner, a outra dona da CW que comando o lado das produções de super-heróis com a DC Comics (CBS + Warner = CW. Boom!).

Atualmente a CW conta com apenas Jane The Virgin, No Tomorrow, Reign e Crazy Ex Girlfriend pertencentes a CBS. Com No Tomorrow sem grandes chances de renovação e com Reign também com um futuro incerto, as chances de Crazy Ex ser renovada são boas, fazendo com que eu a deixe nessa categoria.

Quantico

Na última análise fui otimista com as chances de Quantico, mas após marcar míseros 0.6, a série representa apenas 58% da audiência do canal, fazendo com que suas chances de renovação caiam significativamente.

Mesmo com a atual crise que a ABC anda passando com seus dramas e o fato da série conseguir aumentar bastante na audiência Live+7, uma audiência dessa não é nem um pouco tolerável.

The Great Indoors

The Great Indoors está longe de ser um perigo de cancelamento. Representando 119% da audiência da CBS, o show é a terceira maior comédia do canal nesta temporada, mas por outro lado, a série exibiu apenas 3 episódios no momento, então a moverei apenas para “Renovação provável” até ver como a série se sairá nos próximos episódios.

Kevin Can Wait

Mesmo sem o apoio de The Big Bang Theory nas noites de segunda-feira, a série conseguiu manter sua excelente média e representa 141% da audiência da CBS, fazendo com que sua renovação seja certa.

Code Black

Mesmo conseguindo recuperar no seu primeiro ano e conseguir uma renovação, a segunda temporada está com uma média de apenas 1.04, 20% a menos que a primeira temporada, marcando número fracionário em seu último episódio exibido. Deixarei a série “Em perigo” ainda, mas suas chances de renovação são baixas.

This Is Us

This Is Us está sendo um sucesso na crítica especializada, de público, a maior audiência da NBC e a novata de maior audiência entre todos os canais, conseguindo manter seus números mesmo batendo de frente com o World Series na FOX.  Podem continuar acompanhando-a, sua segunda temporada é mais do que certa de acontecer.

Madam Secretary

Mesmo com a baixa audiência e sendo a terceira pior audiência em drama do canal, a CBS não costuma cancelar séries na terceira temporada, além do fato da série ser exibida domingo às 21h, batendo de frente com The Walking Dead, por isso acredito que Madam Secretary não será uma exceção e receberá uma quarta temporada.

Lucifer

Lucifer não está bem na audiência, mas mesmo assim representa 76% da audiência da FOX, haja vista que o canal não está indo muito bem essa temporada, não há porquê não pensar que a série venha a ganhar uma terceira temporada, por isso a movo para “Renovação provável”.

No Tomorrow/Frequency

Hoje em dia não receber o famoso back-nine (a famosa encomenda de 22 episódios) não é mais uma certeza de cancelamento, por outro lado, não acredito que a CW pretendia não dar, pelo menos, algum adicional para suas novatas da fall season, e com Legends of Tomorrow recebendo mais 4 episódios e essas duas não, só reafirma a falta de fé que a CW tem sobre elas. Entretanto, vou me manter conservador deixando essa duas ainda na bolha até janeiro ou até a primeira queda até lá.

Por hoje terminamos por aqui, até semana que vem com mais uma Análise da Audiência!

> As séries favoritas do Fábio Porchat!

Glossário da Análise da Audiência:

Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.

Demo: Falamos muito de audiência, mas o que diabos é demo? Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns setores da população americana. A mais relevante delas é a Adults 18-49, que representa um segmento da população muito difícil de ser atingido por comerciais, e, portanto, alvo de maior investimento por conta das empresas, que pagam mais pelo minuto do intervalo de uma série que conte com maior público nessa faixa. Existem várias outras, como a Women 18-34, especialmente importante para a CW, mas de menor divulgação para o público.

  • LUIS HEBER

    The Middle e This is Us como renovação certa já pode pedir música no Fantástico.

  • Lucca

    adorando ver a galera queimar a língua com “Lethal Weapon” s2

    • Yara Regina

      Assisti alguns episódios e até curti porém eu nunca assisti aos filmes!

  • Mateus

    tbbt renovação certa? sei nao ein

    • Raphael Torres

      Além do fato dela ser a maior audiência da TV Aberta, o presidente da CBS falou em agosto deste ano em uma entrevista ao EW que está confiante que TBBT terá uma 11° temporada.

  • Rubens Fructuoso

    “This Is Us” foi a melhor estreia da temporada.

  • André

    Scream Queens infelizmente já é cancelamento certo. A temporada vai ter somente 10 eps dos 13 previstos. Espero que pelomenos The Exorcist seja renovada por ser seixta feita talvez possa ser salva. De resto feliz que How To Get Away With Murder ta se mantendo na casa do 1.2,acredito que dure até uma quinta temporada

    • gabriel nunes

      Sem falar na bagunça de exibição dos episódios de SQ.

  • Alexandre Zanini

    renovando Westworld para mim já tá bom

    • Podia ter análise dos canais fechados né 😛 mesmo sendo mais difícil

      • Raphael Torres

        Estou elaborando um jeito de incluir canais fechados na coluna, mas não é nada certo ainda.

        • Show! E parabéns pelas análises. Sempre muito boas. 🙂

  • Cadu Lopes

    Sobre a CW (a mais interessante em termos de análise de audiência haha), aposto em Reign, Frequency e The Vampire Diaries canceladas, embora a última já tenha recebido um anúncio oficial. Não me surpreenderia se No Tomorrow também fosse pro saco!

  • Mayara Lorenna

    Pitch é uma ótima série

  • Tiago

    TIMELESS NÃOOOOOO

  • Luiza Silva

    Blindspot na bolha ??😔

  • Marcy

    Timeless??? 🙁

  • Mro Ldsma

    raphael, madam secretary esta na tabela em duas categorias: “provavel renovaçao” e “renovaçao certa”

    • Raphael Torres

      Obrigado por avisar, irei corrigir

  • Fernando d.S.

    a ABC tentou reciclar a fórmula dos dramas jurídicos da Shonda com Notorius e Conviction mas ambas fracassaram

  • Raquel Alves

    Frequency e The Exorcist :'( que dor

  • Paola Lira

    Tbbt já não foi renovada pra um monte de temporadas ano passado? Me admira ver Gotham na renovação certa, quem diria.

    • Raphael Torres

      Não, ela foi renovada em 2014 até a 10° temporada, que é a atual. Gotham tem o fator syndication ao favor dela.

  • Luciano Assis

    O site abandonou a maioria das reviews dessas séries, que pena.

    • Mas será que as visualizações são satisfatórias? Tem séries que eu acompanho as reviews, e tem 4 ou 5 comentários, daí já dá pra ter uma ideia de quantos leem a review.

      • Pior que em nenhum caso a quantidade de views foi o problema, apenas as pessoas que estavam cobrindo as séries desistiram delas e ainda não encontramos substitutos. Quero ter reviews de todas as séries no ar no SM.

        • Luciano Assis

          Michel, quando vão abrir vagas para colaboradores? Fico sem saber que séries estão sem reviews. Vc poderia fazer um post com uma lista desses seriados pra ver se o pessoal se interessa.

        • Sério!? Como nessa fall season eu não vi o post “faça parte da equipe”, deduzi que vocês já estivessem cheios de colaboradores. E o problema das séries sem reviews, era falta de visualização.

          Sendo assim, eu poderia fazer uma review de alguma série sem cobertura, e enviar por e-email, para avaliação?

          • Agora meio que não tem mais timing, mas vem brincar com a gente no Telegram. A coisa rola com mais facilidade por lá. Só adicionar @Podmaniacos 😉

  • Gostei da ideia de Quantico, e curti até a metade da season 1. Mas depois fica muito arrastado, é uma trama legal, mas que fica cansativa demais para ser esticada por 22 episódios, imagine por mais uma temporada. Já esperava esse cancelamento.

    Agents of SHIELD, é uma pena estar na bolha. Essa série é um primor técnico para o padrão de ação/aventura da TV aberta. E os efeitos em CGI são muito bons. Melhor série de heróis da TV aberta, e é uma pena não ter melhor audiência.

  • ROGER JANSEN BASCHI